Nota de Solidariedade do Areópago de Itambé
Nota de Solidariedade do Areópago de Itambé
O município de Itambé foi tomado de consternação na noite do último domingo, *27 de julho, em virtude do incêndio que atingiu o prédio do **Supermercado Novo Brasil, de propriedade do sr. **Mizael Rodrigues *. O fogo se estendeu pela madrugada, vindo a ser controlado apenas na manhã do dia seguinte, deixando a edificação com suas estruturas gravemente comprometidas.
Em razão dos riscos à segurança pública, principalmente a vizinhança, o Major QOEM PB Jefferso Caminha da Silva, empenhou-se, com seu conhecimento técnico e com a participação de homens de grande valor, no auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Nós, que fazemos o *Areópago de Itambé, e que nutrimos constante preocupação com a tranquilidade e o bem-estar de nossa comunidade, vimos a público expressar nossos sinceros e profundos sentimentos de solidariedade ao sr. **Misael Rodrigues *, a todos os colaboradores do Supermercado Novo Brasil e também à vizinhança direta ou indiretamente atingida, seja à residência da Dona Mazé, seja o sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itambé, pelo lamentável episódio ocorrido, e que os afetados pelo sinistro recebam toda atenção do Poder Público Municipal, da população em geral e das instituições humanitárias locais. A dor da perda material, somada aos transtornos comunitários decorrentes do acidente , nos afeta igualmente, pois mantínhamos, com a equipe do supermercado, uma parceria não oficial valiosa que concorria para a preservação e cuidado do Obelisco do Areópago de Itambé, situado na calçada defronte ao estabelecimento.
Nesta oportunidade, registramos nossa gratidão ao amigo Francisco Neto Dantas, que, com seu reconhecido poder de articulação, não mediu esforços para colaborar com as providências emergenciais. Estendemos também nosso agradecimento ao sr. Rafael Natanael da Silva Paudalho responsável pela manobra da escavadeira Volvo EC220D, que atuou com zelo e competência, sob a supervisão do Corpo de Bombeiros, preservando integralmente o nosso Obelisco.
Cumpre-nos igualmente destacar e agradecer o empenho do *Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, representado pelo **Major QOEM PB Jefferson Caminha Silva (Mat. 525.945-2), que, em ocorrência na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba, somou esforços e conhecimentos técnicos à valorosa atuação do **Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Com bravura e sensibilidade, esses profissionais conseguiram o que muitos julgavam impossível: eliminar o risco de acidentes com vítimas e, simultaneamente, manter intacto o **Marco Histórico de 1796, relíquia de importância ímpar para o Brasil e para a América Latina, cuja preservação é motivo de orgulho para todos os pernambucanos e para a memória dos *Mártires da Revolução Pernambucana de 1817.
Reiteramos, assim, nossa solidariedade e apoio, confiantes de que, com união e cooperação, a comunidade itambeense superará os efeitos deste triste acontecimento, reafirmando o espírito de fraternidade e de preservação de nosso patrimônio histórico e cultural.
Areópago de Itambé
Itambé, 29 de julho de 2025

